Você sabia que o ocidental que definiu os objetos indígenas como arte? Para eles não passa de dever e/ou obrigação.

O conceito de arte indígena foi definido pela população ocidental. Por quê? O povo indígena faz seus utensílios para uso próprio.

No entanto, o ocidental teve grande fascínio pelo objetos indígenas pois por traz de cada objeto tem uma história original, sua aura de mistério e exotismo que cerca suas culturas e pelas suas funções em rituais e mágicas.

Se você pensa que os índios não sabem o que é beleza, você está redondamente enganado. Eles presam pelas pinturas em seus rituais. Presam pelas seus objetos. Não por isso, que muitos dos seus objetos do dia-a-dia, vão parar em feirinhas de comércio artesanal e e-comercies, assim como o ARTESANATO BURITI. Os objetos decorados, entalhes, cestaria, cerâmicas e ornamentação corporal, diz muito da sensibilidade artística que o índio tem e nos passa através deles.

Ainda sim, cada tribo reconhece seu objeto através dos detalhes e dos materiais retirados de cada região. Dentro da enorme diversidade de culturas indígenas do Brasil, generalizações se tornam muito enganosas, cada povo tem seu próprio universo de concepções. Além disso, os estudiosos do assunto frequentemente divergem em suas interpretações, deixando a matéria sob constante debate.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco

Acesse: https://projetoburiti.com/contact/

Nós acompanhe também nas nossas redes sociais Facebook Instagram 

estaremos postando todas as novidades.

Deixe uma resposta